Feedback

Qual a melhor forma de se aplicar um feedback?

Infelizmente, é uma realidade a dificuldade que muitos gestores têm em falar com seus colaboradores sobre postura e produtividade diante dos eventos que uma empresa apresenta.


O feedback é importante para o colaborador saber se está no caminho certo, alinhado com a cultura da empresa e se deve reavaliar sua forma de agir. Ajuda o colaborador a entender quais os impactos de suas ações no negócio.


Alguns gestores passam o ano inteiro sem falar com seus colaboradores aguardando pela avaliação realizada em conjunto com o RH para dar o feedback.


Acontece, que nesse período, muitos projetos, muitos erros e acertos foram esquecidos, não foram pontuados no momento adequado e isso pode interferir no rendimento desse colaborador, consequentemente afetar os resultados da empresa.


Imagine um projeto em que o colaborador tenha se destacado, superado as expectativas e não tenha uma referência a sua performance nesse período, certamente ele não soube se atendeu às expectativas da liderança e como impactou o negócio.


Isso pode desmotivá-lo no próximo projeto ou nas funções do dia a dia. É importante reconhecer seu desempenho.


O mesmo ocorre se ele não tivesse correspondido as expectativas e não tivesse recebido um feedback no momento adequado, ele poderá cometer os mesmos erros no próximo projeto.


Feedback no momento adequado pode evitar erros futuros e é importante para o desenvolvimento do profissional.


As pessoas são os ativos mais importantes de uma empresa, elas fazem acontecer! É preciso estar atento como essas pessoas lidam com suas tarefas diárias e como reagem quando são desafiadas.


Já ouvi de alguns gestores a seguinte frase: “ Se não falei nada é porque está tudo bem”.


Quer dizer que feedback é somente quando algo não vai bem? Não se fala sobre o que funcionou bem?


Sim, se fala! E de muitos casos assim surgem novos processos e um ambiente favorável à criação.


Busca-se profissionais INOVADORES, mas há espaço para esse colaborador inovar? O ambiente está favorável?


Nesse momento de feedback é importante mostrar evidências ao profissional, ou seja, apresentar fatos, mostrar oportunidades de melhoria e dizer o que se espera dele a partir daquele momento.


Feedback não é expressar uma opinião baseada em sentimento, é validar uma atitude diante de um evento quanto as expectativas da empresa.


Acompanhar a evolução desse profissional também é uma tarefa importante. Quais evidências você terá de sua melhoria no próximo feedback?


O feedback é uma das ferramentas que geram indicadores para tomada de decisão, como no processo de promoção ou desligamento desse colaborador, como foi a evolução desse colaborador e qual o próximo passo?


Tomada de decisão exige critério e transparência é fundamental.


Manter alguém no escuro, perdido, fazendo suas tarefas de forma robotizada, sem saber o valor de seu trabalho no negócio, onde se pode chegar e como fazer isso de maneira alinhada à cultura da empresa impactará os resultados.


Alguns cuidados:

  • Escolha do local livre de interrupções

  • Aplicar individualmente

  • Ter anotado tudo o que for relevante

  • Se atentar ao tom de voz, livre de qualquer agressividade

  • Lembre-se: Todos possuem pontos fortes, comece por eles!


Posts Em Destaque
Posts Recentes