Você cumpre o que promete?


Você costuma cumprir o que promete? Seja no seu ambiente familiar, com os amigos ou no ambiente corporativo?


Quais as consequências quando você não cumpre o que foi prometido?

Pode ser que não perceba, mas há uma consequência fatal: a quebra de confiança.

As pessoas passam a não acreditar mais em você. Podem demonstrar ou não, mas fato é, que seja no contexto pessoal ou profissional, é preciso se atentar ao seu discurso.


Se você diz a um filho, que tal comportamento não deve se repetir e se acontecer, haverá punição, e você não cumpre a promessa, ele não vai acreditar que haverá consequências e voltará a agir da mesma forma.

Se você tem uma empresa e investe fortemente em ações de marketing, adotando uma forma de comunicação para que as pessoas conheçam seu trabalho, mas no momento que há interesse pelo seu produto ou serviço, o cliente não consegue contato, a consequência além da venda não concretizada é a quebra de confiança pelos representantes e pelo negócio em si.

Um exemplo, recebi a indicação de um curso então assisti um webinar sobre o funcionamento e conteúdo. Naquele momento, os facilitadores me passaram credibilidade, senti vontade de participar, fui buscar maiores informações pelos contatos disponíveis, que eram site, whatspapp, facebook, e-mail e não obtive retorno por nenhum deles. Mas os e-mails com propagandas diárias não falhavam,mas nenhuma resposta sobre as informações solicitadas. As ações de marketing continuavam fortes, mas o principal, que é o respeito com cliente, sem a devida atenção.

Como posso confiar em um negócio que não quer ouvir o cliente? Como esperar que um curso sobre negócios e online, seja confiável, se nenhum canal de contato funciona? Ou seja, se o básico não funciona? Quem me garante que durante o curso, terei o suporte necessário?

Percebe a importância de se cumprir o que promete?

O que você promete quando vende seu produto ou serviço? E o que você entrega?

Não se pode querer ser especialista em tudo. É preciso cuidado. É preciso respeito pelas pessoas que te procuram, seja qual for sua área.

Para toda área de atuação, há profissionais e profissionais.

Na área de desenvolvimento humano por exemplo, temos o Coaching, com grande divulgação no mercado e ainda rodeado de muitas dúvidas, muitas delas incentivadas pelos próprios coaches que adotam posturas confusas.

Seja qual for a área, é preciso se especializar, procurar entender o que de fato se faz nessa área,quais competências necessárias, o que é preciso desenvolver e o que você está preparado para entregar.

Se você vende um processo de coaching, é coaching! Não é terapia, não é mentoria, não é auto-ajuda, não é consultoria, não é recolocação, etc.

Qual foi o acordo com o seu cliente? O que ele pode esperar de você? O que ele espera obter do processo? É preciso clareza.

Tudo no processo de coaching é claro. Nada é interpretado. Se deu margem à interpretação, o coach precisa investigar mais. Coach não interpreta! O coach trabalha em cima das ações concretas do coachee.

Procure se ouvir, analise sua forma de comunicação, seja honesto consigo para exercer a honestidade com quem te procura.


#confiança #comunicação #coaching #respeito #acordo #competencias #serviços #negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes