Já respondeu sua avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelas empresas para analisar o desempenho do funcionário durante o período.
Cada empresa tem uma forma de avaliação e critérios estabelecidos para retenção, promoção, remuneração, bônus, etc.
E cada empresa representa de uma forma as categorias referentes ao desempenho do funcionário.
Muitos funcionários não entendem o que de fato determinou que fossem enquadrados em tal categoria.
As empresas possuem ferramentas, mas falta mais engajamento da liderança em acompanhar e dar o feedback assertivo para seus funcionários além de processos definidos.
Em muitos casos a liderança não entende como funcionam os critérios de elegibilidade, o que impacta diretamente na avaliação dos seus funcionários e em sua atuação nos comitês de liderança.
Sem esse entendimento, como o líder identifica onde sua equipe está e o que é necessário fazer para ser elegível aos critérios estabelecidos?
No momento do feedback,diante de qualquer questionamento, esse líder tende a culpar o processo, a empresa, o RH, o gerente, ou seja, terceirizar a responsabilidade.
Isso impacta diretamente no comportamento e na produtividade do funcionário, afinal, o que ele precisa de fato fazer para pertencer a "categoria 1?" O que faltou? O líder deve ter a resposta.
O RH tem papel fundamental nesse processo, o líder precisa buscar o apoio necessário para seus esclarecimentos e de sua equipe, se o processo falha e deixa margem à manipulação, a quebra de confiança é inevitável, o que impacta diretamente no clima organizacional.
Os papéis da liderança e RH são essenciais no desenvolvimento de um ambiente colaborativo, transparente, confiável e produtivo.
Se o funcionário tem uma autoanálise de que está no caminho certo, de que possui as competências necessárias, que é elegível para estar na "categoria 1" porém o resultado o colocou na "categoria 2", o que houve? O líder também deve ter a resposta.
É preciso ter evidências, fatos concretos que demonstrem o desempenho do funcionário. Um líder que não conhece seu time, não tem condições de avaliá-lo.
Entre "Você é arrogante com a equipe" e "Você alterou o tom de voz, não deixou ninguém falar ", qual forma é mais clara?
Quando o feedback é subjetivo, ele pode ser interpretado de muitas maneiras. É importante ser claro. Se algo não vai bem, o que aconteceu? Como isso interfere no desempenho esperado?
Ao funcionário cabe cuidar de sua carreira, observar o cenário o qual faz parte.
Se questionar: Pertenço a esse lugar? É onde gostaria de estar?
Refletir sobre o que foi colocado no feedback e criar um plano de ação para alcance da meta.
Nem sempre temos o resultado que esperamos ou temos ideia da percepção das pessoas a nosso respeito, a avaliação de desempenho é a oportunidade de nos atentarmos aos nossos comportamentos e a forma que conduzimos nossos projetos e atividades diárias.
É uma oportunidade de aprendizado.