Já respondeu sua avaliação de desempenho?


A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelas empresas para analisar o desempenho do funcionário durante o período.

Cada empresa tem uma forma de avaliação e critérios estabelecidos para retenção, promoção, remuneração, bônus, etc.

E cada empresa representa de uma forma as categorias referentes ao desempenho do funcionário.

Muitos funcionários não entendem o que de fato determinou que fossem enquadrados em tal categoria.

As empresas possuem ferramentas, mas falta mais engajamento da liderança em acompanhar e dar o feedback assertivo para seus funcionários além de processos definidos.

Em muitos casos a liderança não entende como funcionam os critérios de elegibilidade, o que impacta diretamente na avaliação dos seus funcionários e em sua atuação nos comitês de liderança.

Sem esse entendimento, como o líder identifica onde sua equipe está e o que é necessário fazer para ser elegível aos critérios estabelecidos?

No momento do feedback,diante de qualquer questionamento, esse líder tende a culpar o processo, a empresa, o RH, o gerente, ou seja, terceirizar a responsabilidade.

Isso impacta diretamente no comportamento e na produtividade do funcionário, afinal, o que ele precisa de fato fazer para pertencer a "categoria 1?" O que faltou? O líder deve ter a resposta.

O RH tem papel fundamental nesse processo, o líder precisa buscar o apoio necessário para seus esclarecimentos e de sua equipe, se o processo falha e deixa margem à manipulação, a quebra de confiança é inevitável, o que impacta diretamente no clima organizacional.

Os papéis da liderança e RH são essenciais no desenvolvimento de um ambiente colaborativo, transparente, confiável e produtivo.

Se o funcionário tem uma autoanálise de que está no caminho certo, de que possui as competências necessárias, que é elegível para estar na "categoria 1" porém o resultado o colocou na "categoria 2", o que houve? O líder também deve ter a resposta.

É preciso ter evidências, fatos concretos que demonstrem o desempenho do funcionário. Um líder que não conhece seu time, não tem condições de avaliá-lo.

Entre "Você é arrogante com a equipe" e "Você alterou o tom de voz, não deixou ninguém falar ", qual forma é mais clara?

Quando o feedback é subjetivo, ele pode ser interpretado de muitas maneiras. É importante ser claro. Se algo não vai bem, o que aconteceu? Como isso interfere no desempenho esperado?

Ao funcionário cabe cuidar de sua carreira, observar o cenário o qual faz parte.

Se questionar: Pertenço a esse lugar? É onde gostaria de estar?

Refletir sobre o que foi colocado no feedback e criar um plano de ação para alcance da meta.

Nem sempre temos o resultado que esperamos ou temos ideia da percepção das pessoas a nosso respeito, a avaliação de desempenho é a oportunidade de nos atentarmos aos nossos comportamentos e a forma que conduzimos nossos projetos e atividades diárias.

É uma oportunidade de aprendizado.







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